O que é a Experiência Missionária?


O que é a Experiência Missionária?


A Experiência Missionária é uma proposta de realização de uma experiência de missão com seminaristas da Diocese de Santarém e a participação de seminaristas de outras dioceses do Brasil. A Experiência é realizada a partir da segunda quinzena do mês de dezembro e termina 40 dias depois, no mês de janeiro. A realização desta Experiência Missionária resultará em ganhos de ordem pastoral no campo da evangelização e assistência às comunidades da paróquia que receber a missão. Por outro lado, os seminaristas que participarem têm a oportunidade de vivenciar na prática aquilo que aprendem teoricamente nos institutos, além de despertar para um maior engajamento com a realidade do povo pobre e sofrido, através da aquisição de uma consciência missionária. No conjunto, a realização da Experiência pretende proporcionar um maior entrosamento entre os seminaristas do Brasil, assim como um maior conhecimento da realidade das terras amazônicas.


Os participantes desta Experiência são principalmente seminaristas que desenvolveram aptidões pela missão. Mas também se abre espaço para religiosas e religiosos, assim também como padres das mais diversas regiões do Brasil. Com isso, o projeto pretende valorizar a vocação missionária dos futuros presbíteros e fortalecer, através de uma atividade concreta, a missionariedade da Igreja no Brasil. Deste modo, permite-se ao povo local um contato com missionários de outros estados brasileiros e facilita-se aos missionários o conhecimento em loco da situação religiosa, econômica, cultural, politica e social do povo amazônida.


A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, na região do Lago Grande do Curuai, apresnta algumas realidades desafiadoras:

1- A região de várzea - Durante o período de estiagem, as pessoas cultivam e trabalham a terra, que são muito férteis. Porém, no período das chuvas a água toma conta de tudo, e dependendo da enchete, muitos trabalhadores são obrigados a deixarem seua casas e irem para terra firme. Para as comunidades de vázea em qualquer tempo do ano só se chega em pequenas enbarcações conhecidas como bajaras.

2- A parte Ribeirnha - São as comunidades que ficam às margens do lago e que tem acesso tanto por terra como pela água.

3- A terra firme - São as comunidades que ficam às margens da Rodovia Translago que liga, por terra, a cidade de Juruti ao porto Patacho no município de Santarém
.
Algumas destas comunidades são habitadas por famílias de agricultores muito pobres. A maioria dos moradores desta região, apesar dos programas sociais do governo federal, se encontram abaixo da linha de pobreza.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário